Área Médica
Atendimento online via chat exclusivo para médicos
Fale Conosco
Rua Santa Clara, 240
Sorocaba/SP
TEL: (15) 3233-7925 / 3231-1614
contato@arteformulas.com.br

Dicas de Saúde

Benefícios do Colágeno

O colágeno é uma importante proteína produzida pelo organismo desde o nascimento, mas que vai diminuindo, a partir dos 30 anos cerca de 1% a cada ano, por volta dos 50 anos de idade, o corpo só produz uma média de 35% da quantidade de colágeno necessária, o que pode deixar a pele flácida e as cartilagens das articulações desgastadas.

O colágeno possui 8 dos 9 aminoácidos essenciais (não contém triptofano) e uma concentração de glicina e prolina cerca de 20 vezes superior às encontradas nas demais proteínas. Na sua forma hidrolisada permite uma rápida absorção para a corrente sanguínea.

Benefícios do colágeno
• Aumenta a elasticidade da pele
• Melhora a celulite;
• Diminui a incidência das estrias;
• Fortalece cabelos e unhas;
• Combate rugas e linhas de expressão;

Colágeno na dose certa
Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno presente nos suplementos deve ser hidrolisado - ou seja, passar pelo processo de hidrólise (quebra pela água das moléculas de proteína) para que possa ser absorvido facilmente pelo organismo. Mas, para obter os efeitos esperados, precisa acertar na dose. Pesquisadores observaram que o consumo de 5 gramas de colágeno por dia, durante seis meses, foi capaz de melhorar a pele das pacientes entre 35 e 60 anos. Houve um aumento de 5,5% na firmeza e 10% na elasticidade. Mas a maioria dos especialistas recomenda uma dose um pouco maior: de 8 a 10 gramas de colágeno por dia. 

Colágeno na alimentação
Na alimentação, as principais fontes de colágeno são as proteínas animais, como carnes vermelhas, frangos, peixes e ovos. Mas, existem outros alimentos que podem também contribuir, como fontes de vitamina C (acerola, caju, limão, abacaxi, kiwi, morango e pêssego), folhas verdes escuras e fontes de vitamina E, selênio e zinco (avelãs, amêndoas e castanhas).

UCII® - Colágeno não desnaturado – ossos e articulações

A principal proteína estrutural responsável pela tração e firmeza do tecido cartilaginoso é o colágeno tipo II. Esse tipo de colágeno é sintetizado no condroblasto e é encontrado em locais que resistem a grandes pressões, cartilagens elásticas, hialina, discos vertebrais e nos olhos. 

UC-II® é um ativo nutracêutico de uso oral, não desnaturado, é fabricado por um processo não enzimático em baixas temperaturas para garantir a integridade da proteína, age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover mobilidade e flexibilidade.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia reconhece os benefícios do colágeno para pacientes com artrose, já que a proteína pode melhorar a cartilagem dessas pessoas que estão, principalmente, na fase inicial da doença. Porém, o uso do suplemento é apenas um complemento ao tratamento e não pode ser usado isoladamente.

Indicação
- Artrose e osteoartrose
- Artrite e osteoartrite
- Artrite reumatoide
- Poliartrite reumatoide juvenil
- Lesão articular
- Lesão da cartilagem