O que é açafrão?
O açafrão é derivado dos estigmas das flores da planta Crocus sativus. Historicamente, é cultivado há mais de 3.500 anos por várias civilizações.
Uma curiosidade é que o açafrão sempre foi reconhecido como uma das especiarias mais caras do mundo. Isso porque cada flor possui somente três estigmas, sendo que, para se obter 1kg da especiaria, estima-se que são necessárias 75 mil flores.
Ainda, os estigmas são separados manualmente e secos em pequenas quantidades. Desta forma, perdem 80% do seu peso, além de concentrarem sabor e aroma.
Para que serve o açafrão?
O açafrão é usado na culinária, mas também apresenta propriedades funcionais para o nosso organismo.
Primeiramente, na cozinha, é um tempero bem difundido pelo mundo. Como exemplo, na Europa o açafrão é usado na paella valenciana. Já na Índia, alguns doces são preparados com a especiaria, bem como manteiga e vários pratos à base de arroz, podendo ser combinado a folhas de louro, canela, cravo, cardamomo, anis-estrelado ou noz-moscada. No Irã, o açafrão é usado em conjunto com a hortelã. Ainda, no golfo árabe, é associado a especiarias picantes.
Propriedades funcionais do açafrão
Estudos indicam que as propriedades encontradas no açafrão são atribuídas em especial aos carotenoides com ação antioxidante: crocina e safranal. Neste contexto, o açafrão vem mostrando efeitos positivos em aplicações ainda mais abrangentes, incluindo:
Quais os benefícios do açafrão para a saúde?
Cérebro: efeitos positivos no hipocampo, neuroprotetor e potencializador da memória.
Doenças neurológicas: ações ansiolíticas e relaxantes. Algumas pesquisas clínicas mostram que pacientes com demência e provável doença de Alzheimer apresentam resultados cognitivos e clínicos significativos com o uso de açafrão.
Dependência química: redução dos sintomas de abstinência de morfina.
Sistema cardiovascular: protege contra infarto do miocárdio; cardiotoxicidade; arteriosclerose e hipertensão.
Sistema imune: atua contra doenças infecciosas, efeitos antifúngicos, analgésico e anti-inflamatório. Reduz o desconforto abdominal de bebês.
Sistema urinário e genital: aumenta a latência da ejaculação e distúrbios da ereção. Também atua na síndrome pré-menstrual (TPM) e melhora a função renal.
Olhos: efeitos para a lacrimação, visão deficiente, cegueira diurna, doença da córnea e catarata. Aumenta o fluxo sanguíneo na coroide e ajuda a proteger as células fotorreceptoras de luzes azuis e brancas.
Saciedade: um estudo demonstrou redução de peso e frequência na ingestão de guloseimas.
Câncer: efeitos anticancerígenos, como quimioprotetor, antimutagênico, antiproliferativo.
Diabetes: melhora a resistência à insulina e o aumento da captação e oxidação das gorduras.
Fígado: apresenta efeitos hepatoprotetores.
Fonte: https://www.essentialnutrition.com.br/conteudos/acafrao/