Área Médica
Atendimento online via chat exclusivo para médicos
Fale Conosco
Rua Santa Clara, 240
Sorocaba/SP
TEL: (15) 3233-7925 / 3231-1614
contato@arteformulas.com.br

Notícias

Labirintite

O que é?

É o nome comumente usados para designar a maior parte dos quadros de tonturas. Uma crise labiríntica pode incluir tontura rotatórias, acompanhada de náuseas e vômitos, com ou sem zumbido e alteração da audição. Mas tonturas de qualquer intensidade, rotatórias ou não, podem ser um sinal de problemas graves (tumores ou doenças neurológicas) ou condições bem comuns (gravodez ou hipoglicemia). Na dúvida, é melhor avaliar o fator desencadeante da tintura.


É verdade que o exame do paciente com labirintite é muito desagradável?

O exame otoneurológico completo inclui uma prova labiríntica que estimula a tontura e o movimento ocular associado (nistagmo). Com a fixação da visão num ponto, a tontura melhora bastante. Este exame é importante para determinar qual o local onde é gerado o problema causador da labirintite. Isso faz que o exame seja um pouco incomodo, porém é muito importante para se firmar o diagnóstico.


Como se trata?

O tratamento da labirintite costa de utilização de medicamentos antivertiginosos. O esclarecimento e a terapêutica da causa da labirintite, sempre que possível, é fundamental para o sucesso do tratamento. 



Fonte: 

• SAUDE - ENTENDENDO AS DOENÇAS, KAUFFMAN, PAUL, HELITO, ALFREDO SALIM DE, Ano:  2007. Editora: NOBEL