Área Médica
Atendimento online via chat exclusivo para médicos
Fale Conosco
Rua Santa Clara, 240
Sorocaba/SP
TEL: (15) 3233-7925 / 3231-1614
contato@arteformulas.com.br

Notícias

Conhecendo mais sobre Vacinas

O que são vacinas?

As vacinas são preparadas que contém um ou mais microrganismos vivos atenuados ou mortos, ou parte deles. Seu objetivo é “treinar” o sistema imunológico a reconhecer e combater rapidamente o microrganismo, caso ele “invada” nosso corpo.

 

As vacinas são igualmente eficazes?

Não. A eficácia das vacinas varia. Temos algumas altamente eficazes como a varíola, que praticamente erradicou a doença. Outras como a da gripe, tem de ser atualizadas todos os anos, face à frequente mutação que sofre o vírus Influenza.

 

A vacina é algo que se restringe as crianças?

A maior parte das vacinas é direcionada à infância, e a obrigatoriedade de se seguir o calendário vacinal básico. No entretendo algumas vacinas são indicadas para adultos em geral idosos ou grupos especiais, como trabalhadores da área da saúde, viajantes, pessoas com problemas cardíacos ou pulmonares, ou que precisaram tirar o baço, etc.

 

A vacina pode fazer mal?

As vacinas podem ter efeitos colaterais, que costumam se restringir a dor ou sinais inflamatórios no local da aplicação, ou febre baixa. Algumas, no entanto, principalmente as que utilizam microrganismos vivos atenuados, podem, ocasionalmente, produzir sinais e sintomas leves que lembram a doença que pretendem evitar. Raramente, podem-se observar efeitos colaterais graves, mas os benefícios são muito maiores do que os riscos.

 

E os viajantes? Que vacinas devem tomar?

As recomendações vão depender dos locais da viagem. Os médicos infectologistas acessam publicações especializadas que fornecem as informações especificas para cada pais a ser visitado.

  

Quais são as vacinas recomendadas?

Segundo a sociedade brasileira de imunizações, o calendário nacional, a depender da faixa de idade e condição especial, está disposto nas tabelas a seguir. Apenas as vacinas disponíveis nos postos fazem parte do calendário oficial do Ministério da Saúde.