Área Médica
Atendimento online via chat exclusivo para médicos
Fale Conosco
Rua Santa Clara, 240
Sorocaba/SP
TEL: (15) 3233-7925 / 3231-1614
contato@arteformulas.com.br

Notícias

Obesidade

A obesidade  é uma doença caracterizada pelo excessivo acúmulo de gordura corporal e normalmente está associada a problemas de saúde. De uma forma generalizada a obesidade surge no organismo de alguém quando a quantidade de gorduras ingeridas é maior que às gorduras queimadas. A obesidade não é hereditária, isto é, não é por possuir um familiar próximo com obesidade que terá obrigatoriamente esse problema de saúde. No entanto com a convivência regular com essa pessoa, se adotar o mesmo hábito alimentar terá grandes chances de se tornar uma pessoa obesa.

O diagnóstico é feito através do cálculo de índice de massa corporal (IMC), método mundialmente difundido e criado por Adolphe Quételet, que consiste em dividir o peso do indivíduo (em kilogramas) pelo quadrado de sua altura (em metros).

IMC = MASSA / ALTURA X ALTURA

Exemplo de IMC

Para uma pessoa com 73 quilogramas de massa e 1,73 metros de altura, teremos:

IMC = 73kg / 1,73m X 1,73m = 24,39kg/m2

Fique atento!

Por onde começar?

O tratamento inclui a reeducação alimentar, que consiste em consumir alimentos menos calóricos, maior ingestão de alimentos ricos em fibras e respeito aos horários das refeições. Este procedimento pode requerer suporte psicológico e auxílio por parte da família. Para auxiliar no emagrecimento a medida adotada é o início de atividades físicas visando gastar a energia acumulada do organismo na forma de gordura. A atividade física diminui o apetite e libera a endorfina, hormônio que estimula a alegria. Depois de verificar se a pessoa está em condições adequadas de saúde para a prática de exercícios, o ideal é que ela caminhe 50 minutos quatro vezes por semana.

Dicas de Nutrição

- Coma de três em três horas.
- Deixe na gaveta do escritório, barrinhas de cereais, bolacha integral.
- Beba muita água, no mínimo 1,5 litros.
- Comece sempre a refeição com um caprichado prato de saladas.
- Exclua das suas refeições refrigerantes, mesmo os light ou diet.
- Utilize adoçante nos sucos ou cafezinhos.
- Evite alimentos fritos. Dê preferência aos grelhados ou cozidos.
- Ingira alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas