Área Médica
Atendimento online via chat exclusivo para médicos
Fale Conosco
Rua Santa Clara, 240
Sorocaba/SP
TEL: (15) 3233-7925 / 3231-1614
contato@arteformulas.com.br

Notícias

Dicas alimentares para as festas

Dicas alimentares para as festas

Os alimentos que compõem todas as festas são deliciosos e irresistíveis. Na mesma proporção em que são saborosos, ele são calóricos e ricos em gorduras. Mas, com um pouco de planejamento e consciência nutricional, é possível participar de todos os eventos e manter-se saudável e elegante.

Carnes

Carnes menos calóricas são:

Peixe, lagarto, peru, chester e frango. Quando assadas e preparadas com rodelas de tomate, ervas, cebolas, alho ou frutas, tornam-se nutritivas e muito mais saudáveis. Para prepará-las, retire a pele das aves, pois ela é rica em gordura.

Para acompanhar as carnes:

Legumes a vapor, batatas assadas, purê de maca, cogumelos shiitake e farofa enriquecida com cenoura ralada, tomate e frutas secas (passas, damasco, ameixas) ou frescas (maça, abacaxi, banana).

Evite colocar margarina, óleo, bacon e carne na farofa: isso previne o acréscimo de gordura na preparação.

Sobremesas:

Enfim é chegada a hora tão esperada para cometer o maior dos pecados: a gula! Mas não pense na sobremesa como algo proibido. Isso aumentará a sua ansiedade e, assim, as chances de você exagerar se tornam enormes.

Como escolher a sobremesa?

Prefira aquelas que possuem menos cremes, como chantilly, ou massas “podres”, que são altamente gordurosas.

Prefira os sorvetes, os mouses de frutas e as gelatinas.

Frutas

Prefira as frutas frescas: ameixa, cereja, uva vermelha. Figo, abacaxi, melão, pêssego, melancia e caju. As saladas de frutas servidas com mamão papaya e forzen yogurt light são uma boa pedida. Além disso, o abacaxi e o mamão tem uma substância que ajudam na digestão;

Pegue leve nas frutas oleaginosas, que são fontes de proteínas, gorduras monoinsaturadas e antioxidantes e altamente calóricas. Uma alternativa é salpicá-las nas saladas, no arroz ou na farofa.

Bebidas:

Sempre mantenha ao seu alcance água mineral, que é ideal para intercalar com bebidas alcoólicas;

Sucos de baixa caloria, como melão, abacaxi, pêssego, limonada e tomate, são bem vindos;

Água de coco é outra boa escolha;

Para brincar, vinhos tintos, espumantes e champanhes são mais saudáveis e menos calóricos;

Alimente-se antes de brindar. Fuja dos exageros! O álcool em excesso promove a desidratação e, por consequência, a perda de minerais e vitaminas hidrossolúveis (vitaminas C e do complexo B). E tem mais: sabia que cada grama de álcool tem sete calorias?

 

FONTE:

Serviço de Nutrição Medicina Preventiva Unimed